Guia de Como Montar uma Loja Virtual

Conheça tudo o que você precisa saber sobre como ter uma Loja Virtual.

Guia de Como Montar uma Loja Virtual

Como Montar uma Loja Virtual

Categorias: Criar e montar um Site

Montar um site para que seu negócio seja visto em plataformas online é um passo importante para consolidar sua marca/serviço. Se contratar profissionais para montar um site talvez esteja fora de cogitação, nossa dica é: contrate uma ferramenta simples que te ajude a montar uma Loja Virtual do zero mesmo sem ter conhecimento técnico.

Você sabia que, apenas em 2017, foram registrados quase 112 milhões de pedidos no comércio eletrônico brasileiro? Segundo a 37ª edição da pesquisa Webshoppers (2018), houve também ampliação do ticket médio de R$ 418,00 em 2016 para R$ 429,00 em 2017.

Confira abaixo, um guia de primeiros passos para ter uma Loja Virtual de sucesso:

Como criar uma Loja Virtual do zero com as próprias mãos?

O primeiro passo é escolher uma plataforma completa, que permita diversas configurações e a disposição adequada dos seus produtos. A Loja Virtual é um ambiente online para promover negociações de compra e venda. Ela deve oferecer informações (material, dimensões, tamanho, especificações técnicas etc.) sobre os produtos anunciados assim como os preços dos mesmos e formas de pagamento.

Além disso, antes de montar a sua Loja Virtual, é necessário registrar o seu domínio, estruturar a plataforma com uma comunicação visual clara, escolher um template adequado, as formas de pagamento, e ter um excelente planejamento logístico.

Confira as principais vantagens da Loja Virtual Locaweb:

  • 1 site com páginas ilimitadas;
  • Até 30 produtos com muitas variações;
  • Mais de 150 templates responsivos gratuitos em HTML 5;
  • Imagens em alta resolução;
  • Site livre de anúncios;
  • Suporte Especializado 24/7;
  • Salve versões de seu site;
  • Importe suas fotos do Facebook;
  • Plataforma de pagamento integrada Yapay;
  • Menores taxas do mercado (custos aplicados somente em transações aprovadas).

Após escolher a sua plataforma, siga o checklist abaixo para ter a melhor Loja Virtual possível:

1. Preencha as informações da sua Loja Virtual

Além da obrigatoriedade da lei, essas informações passam credibilidade e confiança, além de serem utilizadas no cálculo do frete. Por isso, sempre preencha CEP, endereço, cidade e estado.

Além dessas informações, é importante preencher os dados de atendimento ao cliente, que estarão na página de contato e no rodapé da página. São elas: telefone principal, e-mail, redes sociais e horário de atendimento.

2. Árvore de categorias e subcategorias

A organização da Loja Virtual é fundamental para que seus clientes encontrem facilmente o que procuram. Para isso, é importante cadastrar categorias e subcategorias de modo que seja possível inserir cada um dos produtos que serão cadastrados em sua loja.

Dessa forma, ela ficará mais fácil de navegar, amigável e possível de comprar em apenas alguns cliques.

Para as categorias e subcategorias, use nomes simples e que deixem claro o que você venderá na loja, por exemplo:

Categoria: Móveis planejados

Subcategorias: cozinha, quarto, sala.

3. Cadastre os produtos de sua Loja Virtual com informações relevantes e variações se houver

Faça o cadastro dos seus produtos e relacione com a categoria e subcategoria previamente criadas. Também é muito importante preencher as demais informações, como estoque, peso, medidas, imagens e variações.

Importante: quanto mais completas e relevantes suas informações, mais certeza seu cliente terá no momento da compra e melhor será seu ranqueamento no Google.

As variações são importantes para dar mais facilidade ao seu cliente, como tamanhos de camiseta, tênis, cores e até mesmo voltagem de aparelhos eletrônicos. Porém, evite criar muitas variações para não confundir o cliente.

4. Formas de pagamento

Este é um dos pontos mais importantes para a vida saudável de uma Loja Virtual, pois está ligado diretamente à finalização da venda e envolve a satisfação e confiança dos clientes.

Há vários intermediadores de pagamento disponíveis. Basta entrar em contato com a equipe de suporte técnico de um deles e aguardar o processo de análise cadastral para futura liberação e ativação. Você pode escolher entre:

  • Yapay;
  • PagSeguro;
  • MercadoPago;
  • MoIP;
  • PayPal.

5. Frete e envio

Há duas formas principais de enviar seus produtos para seus clientes:

  • Correios: você pode ir até uma agência e enviar seus produtos ou pode fazer um contrato para ter direito a benefícios exclusivos;
  • Transportadora: há muitas empresas de envios que oferecem serviços especializados para e-commerce.

Vantagens e desvantagens de fazer envio com os Correios

VantagensDesvantagens
Alta penetração em todo território nacionalPossibilidade de greve e paralisações
Tarifas mais acessíveis para pequenos e médios empreendedoresPossíveis problemas no sistema
Facilidade para e-commerces (logística reversa, disque-coleta, rastreamento online etc)Limite de peso e tamanho das encomendas
Integração para a maioria das plataformas de e-commerce 

6. Layout da Loja Virtual

Um layout bem feito chama a atenção e passa confiança, fatores importantes para gerar vendas. Confira abaixo algumas dicas para criar um layout profissional:

  • Páginas: é possível criar páginas distintas, como institucional, política de trocas, pagamentos etc.;
  • Logotipo: é a marca da sua empresa e deve remeter a seu negócio, produtos e serviços. Por isso, é importante fazer uma pesquisa aprofundada para criar um logo profissional e coerente;
  • Favicon: trata-se daquela imagem pequena no canto esquerdo de cada aba aberta no navegador. Isso permite que as páginas sejam identificadas visualmente quando muitas abas estão abertas. Para incluir no seu site, é bem fácil e rápido;
  • Redes sociais: é fundamental escolher uma plataforma de Loja Virtual que permita integração com as principais redes sociais, pois estas são poderosas ferramentas de comunicação e conteúdo;
  • Banners: são excelentes meios de divulgação de promoções, descontos, cupons de desconto e avisos. Podem indicar frete grátis, categorias com descontos especiais e outras promoções;
  • Domínio: fundamental para transmitir credibilidade e confiança ao seu negócio. O domínio é o seu nome na internet e, além de passar mais confiabilidade, impacta no ranqueamento do Google;
  • Mensuração: é fundamental analisar o que está funcionando em seu site além das vendas, é claro. Diversas análises podem ser feitas para otimizar a sua Loja Virtual, como mensurar a quantidade de carrinhos abandonados, visitas, impressões e muitos outros dados. Assim, você vai melhorar a experiência dos clientes e a conversão.
Caio Buratto

Caio Buratto

Especialista de Conteúdo na Locaweb

Graduado em Comunicação Social com ênfase em Relações Públicas e pós-graduado em Gestão de Comunicação e Marketing.

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